17 de abril de 2011

O acaso, amor e seus desastres – Cap. IV

Destino no dicionário: Ordem natural estabelecida do universo. Geralmente é concebido como uma sucessão inevitável de acontecimentos provocados ou desconhecidos.
Avenida Novelli - Centro, prédio 1.407, 6º andar, apartamento 603. Um prédio antigo, construído entre as décadas de 30 e 40, arquitetura moderna para época, com varandas amplas nos apartamentos, no 1º andar existe uma galeria que se divide em pequenos estabelecimentos, uma barbearia, uma lavanderia, uma livraria e um café.
Luísa entra com sacolas de supermercado nas mãos e passa correndo pela portaria.
- Oi Josué!
- Senhora Luísa... Senhora Luísa!
- To com pressa Josué.
- Mas Senhora Luísa...
- Tchau Josué.
Josué é o porteiro que trabalha no prédio há mais de 30 anos.  É prestativo, este sempre disposto ajudar os moradores, tem verdadeira paixão pelo seu emprego, o problema é que ele fala demais, conta casos que nunca tem fim. Sabe de tudo e de todos. Luísa não tem muita paciência com as historias dele, na verdade, Luísa não consegue conversar com ele por muito tempo sem ter um ataque de riso. Josué tem um “tique nervoso”, ele faz umas caretas e barulhos muito estranhos quando fala.
- Deixa eu te ajudar...
Entrou no elevador. Depois de alguns minutos...
- Oh Josué, o que significa aquela confusão no meu andar?
- Era isso que eu estava tentando falar, mas a senhora não quis me escutar...
- Tá bom Josué. O quê que aconteceu lá em cima?
- A senhora não mora mais sozinha no 6º andar.  Alugaram o apartamento 602.
- Aé? E quem é o novo morador?
- É um rapaz, deve ter mais ou menos a sua idade. Chegou ontem à noite com a mudança e saiu de madrugada.
- Mas os móveis estão todos espalhados pelo corredor, eu não conseguir nem chegar à minha porta.
- A senhora não viu a mudança ontem, porque não dormiu em casa, está de namorado novo?
- Não Josué, eu estava na casa dos meus pais... Mas esse morador não devia ter colocado os móveis dentro do apartamento?
- É. Devia... Ele é estranho...
 - Estranho como?                     
- Trouxe a mudança numa Kombi azul velha, estava sozinho e eu que ajudei a colocar as coisas no elevador... Cada treco mais esquisito... E o pior a senhora não sabe...
- O que Josué?
- Ele tava vestindo uma saia? Nunca vi homem usando saia...  Depois ele tirou de dentro da mala uma camisa e me deu, disse que era como agradecimento...
- Ele saiu de madrugada e você não viu aquela bagunça lá em cima?                             
- Como eu ia ver? A senhora sabe que se saio da portaria de madrugada aquela sindica horrorosa me xinga. Parece que ela não dorme, fica me viajando a noite inteira, não posso nem ir ao banheiro...
- Ai senhor! Era só o que me faltava...
- A senhora quer que suba e tente arredar os móveis.
- Melhor não. Deixa que eu me viro lá.
Luísa entra no elevador e antes da porta se fechar:
- Segura a porta aí!!
Um homem de saia entra carregando uma samambaia enorme.
- Valeu.
Ele coloca a planta no chão.
Silêncio (por alguns segundos)
- Você é o novo morador do 602? Eu não acredito.
- Pois é, parece que vamos ser vizinhos.
Silêncio novamente (por alguns segundos)
- Eu to começando a ficar com medo dessas coincidências...
- Você sabe se a Sarah gosta só dessas coisas de astrologia, numerologia, ou se ela se interessa por magia negra, feitiço, bruxaria...
Ataque de risos no elevador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário